terça-feira, 26 de abril de 2016

Planilha de custo


Cuidar da gestão financeira da empresa é algo que ocupa muito tempo dos empresários. Não são poucos os que ficam perdidos em relação a pontos como que devem ser acompanhados, como fluxo de caixa, entradas e saídas, etc.
Ter uma ferramenta para auxiliar este processo é essencial para manter o controle das finanças. Para ajudá-lo nesta tarefa, indicamos alguns modelos de planilha de custo que podem ser úteis para sua empresa. Confira:

Planilha de custo simples


Os empreendedores que preferirem um modelo simples de planilha de Excel, similar ao modelo usado por quem faz um orçamento financeiro pessoal, uma opção é baixar o modelo oferecido no site Planilha de Gastos. Com a ferramenta é possível manter o controle de entradas e saídas, do caixa mensal, além de ter a possibilidade de ter acesso a um gráfico de gastos mensal para que seja possível visualizar em que áreas a companhia está tendo mais despesas.



segunda-feira, 25 de abril de 2016

Excel



EXCEL
Descrição geral das fórmulas
As fórmulas são equações que efetuam cálculos em valores da folha de cálculo. Uma fórmula começa com um sinal de igual (=). Por exemplo, a seguinte fórmula multiplica 2 por 3 e depois soma 5 ao resultado.
=5+2*3
Uma fórmula também pode conter uma ou todas as seguintes opções: funções, referências, operadores e constantes.
Partes de uma fórmula
1. Funções: a função PI() devolve o valor de pi: 3,142...
2. Referências: A2 devolve o valor na célula A2.
3. Constantes: números ou valores de texto introduzidos diretamente numa fórmula, como 2.
4. Operadores: o operador ^ (acento circunflexo) eleva um número a uma potência e o operador * (asterisco) multiplica.
Utilizar constantes em fórmulas
Uma constante é um valor que não é calculado. Por exemplo, a data 10/9/2008, o número 210, e o texto "Ganhos trimestrais" são todas constantes. Uma expressão ou um valor resultante de uma expressão não são constantes. Se utilizar valores constantes na fórmula em vez de referências a células (por exemplo, =30+70+110), o resultado só é alterado se o próprio utilizador modificar a fórmula.




Utilizar operadores de cálculo em fórmulas
Os operadores especificam o tipo de cálculo que deseja efetuar nos elementos da fórmula. Existe uma ordem predefinida, pela qual ocorrem os cálculos, mas pode alterar essa ordem utilizando parênteses.
Tipos de operadores
Existem quatro tipos diferentes de operadores de cálculo: aritméticos, de comparação, concatenação de texto e de referência.
Operadores aritméticos
Para efetuar operações matemáticas básicas como adição, subtração ou multiplicação; combinar números e produzir resultados numéricos, utilize os seguintes operadores aritméticos:
Operador aritmético
Significado
Exemplo
+ (sinal de adição)
Adição
3+3
- (sinal de subtração)
Subtração
Negação
3–1
–1
* (asterisco)
Multiplicação
3*3
/ (barra)
Divisão
3/3
% (símbolo de percentagem)
Percentagem
20%
^ (acento circunflexo)
Exponenciação)
3^2
Operadores de comparação
É possível comparar dois valores com os operadores que se seguem. Quando forem comparados dois valores utilizando estes
Operador de comparação
Significado
Exemplo
= (sinal de igual)
Igual a
A1=B1
> (sinal de maior)
Maior que
A1>B1
< (sinal de menor)
Menor que
A1<B1
>= (sinal de maior ou igual)
Maior ou igual a
A1>=B1
<= (sinal de menor ou igual)
Menor ou igual a
A1<=B1
<> (sinal de diferente)
Diferente de
A1<>B1
operadores, o resultado será um valor lógico: VERDADEIRO ou FALSO.

História da Internet



Introdução 

A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.

Desenvolvimento da Internet 

Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.

A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator.O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais.

Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso as informações e notícias do mundo em apenas um click.

A febre das redes sociais

A partir de 2006, começou uma nova era na Internet com o avanço das redes sociais. Pioneiro, o Orkut ganhou a preferência dos brasileiros. Nos anos seguintes surgiram outras redes sociais como, por exemplo, Facebook, Twitter, Google Plus e Instagram.

Os sites de compras coletivas

A partir de 2010, um novo serviço virou febre no mundo da Internet. Conhecidos como sites de compras coletivas, eles fazem a intermediação entre consumidores e empresas. Estes sites conseguem negociar descontos para a venda de grande quantidade de produtos e serviços. Os consumidores compram cupons com 50% de desconto ou até mais. Os sites que mais se destacam neste segmento são: Peixe Urbano e Groupon.

Marco regulatório da Internet no Brasil

Em 2014 foi aprovado (no Congresso Nacional e Senado) e sancionado pela presidente Dilma Rousseff, o Marco Civil da Internet, após longo período de debates e tramitação. Um dos principais pontos da lei é a implantação no Brasil do princípio da "neutralidade da rede". Esta proibe as empresas que oferecem acesso à rede (operadoras de telefonia, por exemplo) de cobrarem pelo tipo de conteúdo que o internauta (assinante) acessa.

Você sabia?

Os browsers (navegadores de Internet) mais usados na atualidade são:

- Internet Explorer
- Firefox
- Ópera
- Google Chrome

Principais sistemas e aplicativos de Internet dos últimos anos:

- Segunda metade da década de 1990: ICQ (comunicador on line), Messenger (comunicador on line), Ebay (espécie de mercado virtal), Google (sistema de busca), Yahoo! (sistema de busca), Napster (troca de músicas), Netflix (sitema de vídeos on line).
- 2002 - lançamento do Xbox Live: plataforma de jogos on line da Microsoft, que usa a rede de Internet.
- 2003 - lançamento do Skipe: para ligações telefônicas pela rede da Internet.
- 2004 - lançamento de duas redes sociais: Orkut e Facebook.
- 2005 - lançamento do Youtube (sistema de compartilhamento de vídeos pela Internet).
- 2006 - lançamento do Twitter (rede social voltada para a troca de mensagens rapidas).
- 2009 - lançamento do WhatsApp (aplicativo de troca de mensagens, fotos e vídeos por smartphone).
- 2010 - lançamento do Instagram (rede social de compartilhamento de fotos).
- 2011 - lançamento do Snapchat (aplicativo para smartphone de troca de mensagens, através de imagens).
- 2012 - lançamento do Tinder (plataforma voltada para encontrar pessoas que buscam encontros românticos).

Acesso a Internet no Brasil (dados):

- Em 2014, 54,4% da população brasileira (acima de 9 anos) tiveram acesso a Internet (fonte: Pnad 2014 - IBGE).

- Em 2014, 77,9% dos brasileiros (acima de 9 anos) acessaram a Internet através de um aparelho smartphone.